As pessoas nascem,crescem,aprendem,vivem,trabalham,se divertem são tratadas e morrem dentro das organizações. As organizações podem ser extremamente diferentes:
- Estruturas diferentes;
- Tamanhos diferentes;
- Caracteristicas diferentes;
- Objetivos diferentes.
Organizações não-lucrativas=Exercito,igrejas,serviços públicos de natureza gratuita,entidades filantrópicas,etc...
Organizações lucrativas=São as empresas em geral.
A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização. É imprescindivel para a existencia,sobrevivencia e sucesso das organizações. Sem a administração as organizações jamais teriam condições de existir e crescer,na teoria geral da administração (TGA), é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo da administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas (empresas) ou se nas organizações não-lucrativas.
Em cada organização, o administrador soluciona problemas, dimenciona recursos, planeja sua aplicação,desenvolve estratégias, efetua diagnósticos de situações exclusivas daquela organização. Um administrador bem sucedido em uma organização pode não ser em outra.
::Pode-se ensinar o que um administrador de fazer, mas isto não irá capacitá-lo efetivamente a fazê-lo em todas as organizações::
O sucesso de um administrador na vida profissional não está inteiramente relacionado àquilo que lhe foi ensinado, ao seu brilhantismo acadêmico ou ao interesse pessoal em praticar o que aprendeu nas escolas. Esses aspectos são importantes, porém, estão condicionados a características de personalidade, ao modo pessoal de agir de cada um.O conhecimento técnológico da administração é importantissimo, básico e indispensável mas, depende sobretudo da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, de suas HABILIDADES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário