quinta-feira, 3 de junho de 2010

Teoria da Contingência

Na adm. de uma empresa, pode estar contida diferentes métodos de administrar, dentre eles a teoria contingêncial, organizado de acordo com as condições ambientais e tecnologias.
A teoria da contingência surgiu a partir da década de 50, através de pesquisas realizadas por Chadler, Burn, Stalker, Lawrence, Lorch e Woodward.
Nessa teoria as formas de administrar não envolvem, tanto a hierarquia como na neoclássica e burocrática, os funcionários tendem a se fixar em uma área de acordo com a sua capacidade e competência, assim a empresa que utiliza essa teoria na verdade oferece oportunidades para que o mesmo possa crescer dentro dela.
Joan Woodward em sua pesquisa, afirma que não existe uma única estrutura organizacional pois, as empresas fazem uma junção de todas as teorias e formam uma própria estrutura.
Compreende-se que a teoria da contingência procura manter a relação de dentro da organização para fora e uma teoria inovadora que monta a sua estrutura de acordo com o que se precisa fora de seu ambiente e com os seus recursos disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário