domingo, 30 de maio de 2010

Teoria Neoclássica

A teoria surgiu na déc. de 1950 diante de um novo contexto de crescimento rápido das organizações e problemas administrativos decorrentes da época. Enfatiza a preocupação dos administradores (empresários, diretores e principalmente gerentes) em dar organização a sua séria de modelos e técnicas administrativas.
A teoria neoclássica é uma visão moderna e adaptada da teoria clássica redimencionando-as aos problemas atuais da empresa. Uma das questões abordadas é a centralização versus descentralização, no qual grande parte dos trabalhos estão baseados na descentralização das decisões. Os principais estudiosos são:
Peter F. Prusckes,Willian Newman,Ernest Dale,Ralph Dorrs,Louis,George Terris.
Algumas caracteristicas são: Ênfase na prática da adm,reafirmação relativa dos postulados clássicos, ênfase nos principios gerais adm., ênfase nos resultados, objetivos e ecletismo.
Podemos ainda perceber que a teoria neoclássica atribuiu algumas funções do administrador: Planejar, organizar, dirigir e controlar. O conjunto dessas funções formamo processo administrativo.
A teoria neoclássica considera a adm. em técnico social básico. Isso leva a necessidade de que o administrador conheça, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, aspectos relacionados a direção de pessoas dentro das organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário