sábado, 18 de dezembro de 2010

Comportamentos em um processo de grupo

Num processo de grupo, durante seu desenvolvimento notamos tais comportamentos:
  • Expressões fisionômicas que traduzem ansiedade;
  • Pouco caso;
  • Indiferença;
  • Agressividade;
  • Formação de panelinha;
  • Conversas paralelas;
  • Bloqueio ao grupo;
  • Esnobismo.
Sentindo esses tipos de comportamento e sabendo como trata-los, temos condições de perceber como o grupo funciona e como os indivíduos interagem, colocando sua atuação em função da realidade percebida.

Melhor Convivência em Grupo

 

Convivência em grupo na família, na escola, no trabalho e em diversões.
Nesses grupo são desempenhados papéis de pai, mãe, filho, aluno, professor, diretor, funcionários em geral, chefes, coordenadores de equipe auxiliares e tantos outros.
Percebemos dentro desses grupos os chamados papeis funcionais e bloqueadores. Os papeis funcionários podem ser percebidos no líder, no facilitador, aquele que incentiva ou ajuda.
Os papeis bloqueadores poderam ser percebidos naqueles que contam piadas, interrompem os outros com frequência, no agressor, no importuno, no adulador. São papeis que bloqueiam o desempenho normal do trabalho proposto.

Você sabe o que são relações humanas?

O termo relações humanas tem sido empregado, com frequência, para referir-se a RELAÇÕES INTERPESSOAIS

As interpessoais podem ocorrer entre:
a) Uma pessoa e outra (marido e mulher, vendedor e comprador, professor e aluno);
b) Entre membros de uma equipe:
  • Pai, mãe e filhos, no lar;Professor e alunos, numa classe;
  • Professor e alunos, numa classe;
  • Empregados e chefes, numa empresa.
c) Entre grupos numa organização:
  • Os grupos de estudo numa classe;
  • Os grupos de trabalho numa firma;
Você deve ter ouvido falar em:

Todos esses termos tem sido empregados com o sentido de relacionamento entre as pessoas, os homens, em diversos níveis.
O relacionamento entre as pessoas (interpessoal) refere-se as relações humanas.
Relações Humanas podem ser classificadas como:
  • Comunicação Interpessoal;
  • Comunicação Intrapessoal.
Você pode relacionar-se consigo mesmo, quando você estabelece um diálogo com você mesmo está estabelecendo uma comunicação intrapessoal.
As Relações Humanas estudam também o comportamento intrapessoal.
Você deve ter ouvido falar de cursos de boas maneiras, assim:
  1. Como se portar a mesa;
  2. Como comportar-se numa reunião;
  3. Etiqueta num casamento;
  4. A arte de cumprimentar;
  5. Viver bem em sociedade.
Esses são cursos de etiqueta que não podem ser confundidas com relações humanas, esses eventos (fatos) podem ser catalogados como relações interpessoais programadas.
As Relações Humanas ou Interpessoais são eventos que se verificam no lar, na escola, na empresa. Quando há conflito no relacionamento Interpessoal, diz-se que há problemas de Relações Humanas.

Conquistas

Não conheço ninguém que conseguiu realizar
Seu sonho sem sacrificar feriados e domingos
Pelo menos uma centena de vezes
O sucesso é construído à noite! Durante o dia
Você faz o que todos fazem
Mas, para obter resultado diferente da maioria,
Você tem que ser especial
Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.
Não se compare com, maioria dos, pais infelizmente eles não são modelo de sucesso.
Se você quiser atingis uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando choppe com batatas fritas.
Terá de planejar, enquanto os outros permanecem em frente a da televisão.
Terá de trabalhar, enquanto os outros tomam sol a beira da piscina
A realização de um sonho depende de dedicação.Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica. Mas, toda magica é ilusão não tira ninguém de onde está. Ilusão é combustível de perdedores.
"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa"

(Roberto Shinijashiki)

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Descrição e analise de cargos

É o processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõe um cargo e que o torna distinto.

EX: o que o ocupante faz, quando faz, como faz, porque faz..

Cargo: conjunto de funções com uma posição definitiva na estrutura hierárquica da empresa, cada cargo é composto por diversas tarefas.

Principais componentes do capital intelectual

  • O capital humano, ou seja, a qualificação, as habilidades e conhecimentos e a capacidade de geração de ideias e inovação da força de trabalho;
  •  Capital estrutural: que é a parte do capital intelectual que realmente pertence a empresa, os bancos de dados, procedimentos enfim, tudo aquilo que não pode ser devido quando um funcionário deixa a empresa;
  •  O capital dos clientes: O relacionamento com os clientes, a capacidade da empresa de conhecer as necessidades de seus clientes e antes de participar de problemas futuros.
    É preciso que as empresas tinham seus sistemas gerenciais em constante treinamento e desempenho, no sentido de alavancar o capital intelectual da empresa.

Capital intelectual, informação e conhecimento

Hoje, percebe-se que a informação e o conhecimento constituem os pilares de sustentação do desenvolvimento de países, sociedades e empresas.
Eles refletem a constatação de que a gestão eficiente do conhecimento é fundamental para que as pessoas possam liderar equipes, atuando em um ritmo acelerado, tentando acompanhar a velocidade do mercado e armazenar cada vez mais informações para que possam ser convertidas em conhecimento.
A informação e o conhecimento são as armas competitiveis da era.
Em todos os setores, as empresas bem sucedidas são as que tem as melhores informações (Em tempo ágil e com boa qualidade) e que sabem usa-los de forma eficaz.
 
EX: A Microsoft se tornou uma grande empresa, não pela riqueza de recursos físicos ou financeiros eles tinham algo mais valioso, o capital intelectual.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Aspectos Gerenciais

Evidentemente, todos aqueles que exercem cargos de chefia, principalmente os do mais alto nível hierárquico precisam e devem estar familiarizados com os inúmeros fatores de toda ordem tipo e natureza que possam que possam influir sobre a empresa ou organização a que pertencem. Entre esses fatores, porém, parecem sobressair os de caráter psicossocial com seus inter-relacionamentos informais, culturais e ambientais visando á cooperação através da motivação e da moral afim de assegurar produtividade dos objetivos deste e da instituição a que serve.

Gerência e suas oposições

  • Oposições fundamentais na consideração dos cargos de chefia e das pessoas a serem escolhidas para ocupá-los;
  • A chefia deve ser a única ou múltipla? -isto é, a chefia deve ser exercida por uma pessoa ou por um grupo?
  • O chefe deve ser permanente ou temporário? -isto é, deve o gerente ou administrador permanecer no cargo indefinidamente ou deve haver rodízio em tal cargo?
  • A chefia deve ser confiada a uma pessoa especializada nas técnicas ou tecnologias relativas aos fins e objetivos da empresa, ou aquela que possua conhecimentos da ciência e arte de gerenciar ou administrar, embora pouco familiarizado com tais técnicas ou tecnologias?

Conflitos observados nas empresas X Soluções

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Como estimular a moral

É como tentar subir uma escada rolante que desce: A pessoa conserva-se em movimento, mas nunca alcança completamente o objetivo, entretanto, deve manter-se em movimento afim de não perder sua posição.
Na prática, as empresas tem verificado que as causas das variações nos sentimentos humanos são numerosos complexos, contraditórios. Assim, eventos que evocam sentimentos agradáveis em um empregado podem ter exatamente o efeito oposto em outro. Métodos que obtém êxito para estimular a moral em certo local, lugar e época podem perder sua eficácia em outro lugar e ocasião.

Exemplos de incentivos a moral:
  • Promoção publicada em jornal;
  •  Elogios.
Em geral, propagandas variadas são as mais eficazes para manter a moral. Certamente, nenhuma empresa deve jogar suas esperanças em qualquer método único.

Teorias para a motivação

Monista e pluralista:

Monista: baseia-se na hipótese de que a causa única final e definitiva é a monetária. Inserida nessa encontra-se a noção do homem economicamente. Logo, quanto maior o salário, maior o esforço.
Pluralista: a teoria pluralista sustenta que os indivíduos trabalham afim de preencher uma variedade de necessidade e não apenas a monetária.

*Um dos mais graves erros que a empresa pode cometer é presumir que todos os empregados são iguais, no que diz respeito a motivação.

Causas da motivação. Por que as pessoas trabalham?

Por que algumas pessoas lutam para obter o mais auto grau de realização enquanto outras se contentam com a mediocridade.
As muitas técnicas e os muitos programas para medir e levantar a moral vão de cursos em relações humanas a uma série considerável de modificações nas fábricas e escritórios e de  outras facilidades físicas.

Assim é que muitas empresas já se utilizaram ou planejam adotar atrações como:
  • Ar condicionado;
  • Restaurantes;
  • Bebedouros;
  • Salões de Recreio;
  • Clubes e praças  de jogos esportivos.

Outras iniciativas visando ao mesmo fim:
  • Sistema de incentivos:
  •  Concessões de prêmios;
  •  Revistas ou boletins internos;
  •  Moradia;
  •  Refeições ou transportes gratuitos;
  •  Automóveis;
  •  Medicamentos a preço reduzido;
  •  Empréstimos pessoais com juros baixos;
  •  Seguro contra desemprego e acidentes;
  •  Assistência médica no local de trabalho.