domingo, 30 de maio de 2010

Teoria Neoclássica

A teoria surgiu na déc. de 1950 diante de um novo contexto de crescimento rápido das organizações e problemas administrativos decorrentes da época. Enfatiza a preocupação dos administradores (empresários, diretores e principalmente gerentes) em dar organização a sua séria de modelos e técnicas administrativas.
A teoria neoclássica é uma visão moderna e adaptada da teoria clássica redimencionando-as aos problemas atuais da empresa. Uma das questões abordadas é a centralização versus descentralização, no qual grande parte dos trabalhos estão baseados na descentralização das decisões. Os principais estudiosos são:
Peter F. Prusckes,Willian Newman,Ernest Dale,Ralph Dorrs,Louis,George Terris.
Algumas caracteristicas são: Ênfase na prática da adm,reafirmação relativa dos postulados clássicos, ênfase nos principios gerais adm., ênfase nos resultados, objetivos e ecletismo.
Podemos ainda perceber que a teoria neoclássica atribuiu algumas funções do administrador: Planejar, organizar, dirigir e controlar. O conjunto dessas funções formamo processo administrativo.
A teoria neoclássica considera a adm. em técnico social básico. Isso leva a necessidade de que o administrador conheça, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, aspectos relacionados a direção de pessoas dentro das organizações.

Teoria estruturalista

A teoria estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a teoria Burocratica que tentaram conciliar as teses propostas pela teoria clássica e pela teoria das relações humanas. Os autores estruturalistas procuraram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações caracterizada pela interdependência entre as organizações.
A teoria estruturalista inaugura os estudos a cercados ambientes dentro do conceito de que organização é um sistema aberto e em constante interação com o seu meio ambiente. Até agora, a teoria administrativa havia-se confinado aos estudos dos aspectos internos da organização atenção de uma concepção de sistema fechado.
Quando se inclui o ambiente na estrutura sistemica, deve-se observar o papel na sobrevivência do sistema, do principal agente o gestor. Em um sistema fechado, no qual ambiente pode causar constantes reorganizações do sistema, perpetuando disperdícios. No sistema aberto, Como no em torno do sistema, a ação do gestor pode simplesmente destruir o sistema.

Teoria burocratica

A teoria da burocracia foi formulada (criada) por Max Weber no século XX.
Tem como objetivo organizar um mapeamento que estabeleça o "poder' nas entidades (empresas).
Exemplos: Chefe e encarregados.
Burocracia é a organização eficiente por excelência e tem os seguintes principios fundamentais:
  • Formalização;
  • Divisão do trabalho;
  • Hierarquia;
  • Impessoalidade;
  • Competência técnica;
  • Dificuldade com os clientes;
  • Profissionalização dos fundamentos;
  • Interligação das regras;
  • Disperconformidades;
  • Super conformidade as rotinas.

Pirâmide de necessidade de Maslow


Abordagem clássica da administração

No despontar do séc. XX, surgiu a abordagem clássica da adm. Ela é desdobrada em duas orientações diferentes e, até certo ponto opostas entre si, mas que se complementam com relativa coerência.
  1. De um lado, a escola da adm. cientifica,desenvolvido nos EUA, a partir dos trabalhos de Taylor. A preocupação era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumentode eficiência no nível operacional ,isto é, no nível dos operários. Daí a ênfase na analise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que as tarefas do cargo constituem a unidade fundamental da organização. Neste sentido a abordagem da adm. ciêntifica é de baixo para cima (do operário para o gerente) e das partes (operários e seus cargos). Predominava a atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa, para o tempo padrão determinado para sua execução. O cuidado trabalhista permitia a expecionalização do operário e o reagrupamento de operações, tarefas, cargo, etc.
  2. De outro lado os trabalhos pioneiros de Fayol, chamaremos de teoria clássico a preocupação, era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos orgãos componentes da organização (departamentos) e suas inter-relações estruturais.

Origem da abordagem clássica

Essas origens remontam as consequencias geradas na revolução industrial e podem ser resumidas em dois fatos genéricos.
O crescimento acelerado e desorganizado das empresas, ocasionando gradativa complexidade na sua administração, e exigindo uma abordagem científica que substituisse o empirrismo e a improvisação até então dominante.

A moderna administração


A moderna administração surgiu no início deste século,quando dois engenheiros publicaram suas experiências. Um era americano, Frederick Winslow Taylor (1856-1915) que veio a desnvolver a chamada ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, com a preocupação de aumentar a eficiência da indústria por meio a racionalização do trabalho dos operários.
O outro engenheiro era francês, Henri Fayol (1841-1925) que veio a desenvolver a chamada ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO,com a preocupação de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de principios gerais da administração embora esses precursores da administração jamais tenham se comunicado entre si e seus pontos de vista sejam diferentes, até mesmo opostos o certo é que suas idéias se complementam, razão pela qual suas teorias dominaram as 5 primeiras décads deste século no panorama da adm. das empresas.
Taylor: Escola da adm. científica= organização do trabalho de cada operário.
Fayol: Escola Clássica da adm.= organização da empresa como um todo.

Fases da História Empresarial



1ª Artesanal
  • Antiguidade até a revolução industrial;
  • Pequenas oficinas;
  • Mão-de-obra intensiva e não aplicada na agricultura.
2ª Transição para a revolução Industrial
  • 1ª revolução industrial (1780 a 1860);
  • Industrialização e mecanização.
3ª Desenvolvimento industrial
  • 2ª revolução industrial (1860 a 1914);
  • Aço e eletricidade.
4ª Gigantismo industrial
  • Entre guerras mundiais (1914 a 1945);
  • Organização e tecnologia avançada para fins bélicos.
5ª Moderna
  • Pós guerra até a atualidade (1914 a 1980);
  • Alto desenvolvimento tecnológico;
  • Países industrializados, subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
6ª Incerteza
  • Momento atual (após 1980);
  • Desafios, dificuldades, ameaças, restrições.

sábado, 15 de maio de 2010

Perspectivas futuras da administração

Nas próximas décadas os desafios para a administração serão:
  1. Crescimento das Organizações;
  2. Concorrência mais aguda;
  3. Sofisticação da tecnologia;
  4. Taxas elevadas de inflação;
  5. Globalização da economia e internacionalização dos negócios;
  6. Visibilidade maior das organizações.

O estado atual da TGA


As variáveis na TGA

Hoje em dia, aTGA estuda a adm. das empresas e demais tipos de organização do ponto de vista da interação e interdependência entre as 5 variáveis básicas:tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, e ambiente. O comportamento desses componentes é sistemico e complexo: cada qual influência e é influênciado pelos outros componentes.

Tipos de Atividades

1. Empresas extrativas: extraem e coletam os recursos naturais, sejam minerais, vegetais ou animais (a caça, a pesca, a mineração, etc);
2. Empresas agropecuárias:
  • Agricolas - Plantam, cultivam, e colhem os diversos produtos;
  • Pecuarias - Criam, produzem os derivados de bovinos, equinos, suínos e etc.
3. Empresas industrias - Transformam os bens naturais, dando-lhes nossas formas;
4. Empresas comercias - compra e venda de mercadorias, comercializando bens. Ex:lojas, bares, magazines, boutiques, feiras, farmácias, restaurantes, supermercados e etc.
5. Empresas prestadoras de serviços:
  • Financeiras:bancos, companhia de seguros, financiadoras e etc;
  • Transporte:aéreo, maritimos, rodoviários e ferroviários;
  • Comunicação:rádio, TV, imprensa, telegrafo e etc;
  • Diversos:hospitais, casa de saúde, hotelaria, turismo, serviços públicos e etc.
Agora que você já sabe quais as principais atividades desenvolvidas pelas empresas pode entender melhor como desenvolveras tarefas que lhe forem passadas. Lembre-se de que nem sempre o trabalho desenvolvido em uma empresa industrial será o mesmo desenvolvido em uma prestadora de serviços. Fique atento as minucias de cada empresa.

Classificação das empresas

Devemos entender que as empresas são constituidas de forma diferente,com atividades e tamanhos diversos, o que fará com que o trabalho do auxiliar administrativo sofra alterações de empresa para empresa.

domingo, 9 de maio de 2010

Niveis Administrativos/Habilidades necessárias

Habilidades

Há pelo menos três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo:
  1. Habilidades técnicas;
  2. Habilidades humanas;
  3. Habilidades conceituais.
  • Habilidades técnicas:Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas especificas, através de sua instruição experiência e educação;
  • Habilidades humanas:Consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz;
  • Habilidades conceituais:Consiste na facilidade para compreender as complexidades da organização global, é o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Está habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização TOTAL e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato.
A adequada combinação dessas habilidades varia à medida que um indíviduo sobe na escola hierárquica, de supervisão as posições de alta direção.

sábado, 8 de maio de 2010

Organizações

Todas as organizações são constituidas de pessoas e de recursos não-humanos (como recursos físicos e materias,recursos financeiros,recursos técnologicos,recursos mercadológicos,etc) .A vida das pessoas de pende das organizações e estes dependem do trabalho daquelas.
As pessoas nascem,crescem,aprendem,vivem,trabalham,se divertem são tratadas e morrem dentro das organizações. As organizações podem ser extremamente diferentes:
  • Estruturas diferentes;
  • Tamanhos diferentes;
  • Caracteristicas diferentes;
  • Objetivos diferentes.

Organizações não-lucrativas=Exercito,igrejas,serviços públicos de natureza gratuita,entidades filantrópicas,etc...

Organizações lucrativas=São as empresas em geral.

A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização. É imprescindivel para a existencia,sobrevivencia e sucesso das organizações. Sem a administração as organizações jamais teriam condições de existir e crescer,na teoria geral da administração (TGA), é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo da administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas (empresas) ou se nas organizações não-lucrativas.

Em cada organização, o administrador soluciona problemas, dimenciona recursos, planeja sua aplicação,desenvolve estratégias, efetua diagnósticos de situações exclusivas daquela organização. Um administrador bem sucedido em uma organização pode não ser em outra.

::Pode-se ensinar o que um administrador de fazer, mas isto não irá capacitá-lo efetivamente a fazê-lo em todas as organizações::

O sucesso de um administrador na vida profissional não está inteiramente relacionado àquilo que lhe foi ensinado, ao seu brilhantismo acadêmico ou ao interesse pessoal em praticar o que aprendeu nas escolas. Esses aspectos são importantes, porém, estão condicionados a características de personalidade, ao modo pessoal de agir de cada um.O conhecimento técnológico da administração é importantissimo, básico e indispensável mas, depende sobretudo da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, de suas HABILIDADES.

Administradores do futuro

O mercado de trabalho hoje em dia, exige muito de seus funcionários por isso é preciso estar bem preparado e disposto a se atualizar para poder se encaixar em uma empresa.

  1. A partir de hoje você não pode pensar como um executor de tarefas simplesmente;
  2. Como administrador você deslocará os trabalhos operacionais para o campo da ação;
  3. Sairá das habilidades práticas de saber fazer certas coisas corretamente para atividades administrativas,voltadas para o campo do diagnóstico e da decisão,onde utiliza as habilidades conceituais de diagnosticar situações,definir e estabelecer estratégias de ação adequadas;
  4. Cresce então a necessidade de se fundamentar o balizamento adequado de seu comportamento.

Todo administrador necessita

Recursos:
  • Pessoais;
  • Informação e conhecimento;
  • Espaço;
  • Tempo;
  • Dinheiro;
  • Instalações;
  • Planejamento;
  • Organização;
  • Direção e coordenação;
  • Controle.

São coisas basicas para você ser um bom administrador,agora se você não consegue nem organizar seu quarto o que não fará dentro de uma empresa!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Definições para Administração

Vários autores definem de diversas maneiras a administração, uma definição bem moderna é a de que:

Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus menbros.

Existem três aspectos chaves que devem ser apontados nesta definição:
  1. dá maior ênfase ao elemento humano na organização;
  2. Focalização a atenção nos resultados a serem alcançados ,isto é, nos objetivos em vez de nas atividades;
  3. Inclui o conceito que a realização dos objetivospessoais de seus membros deve ser integrada à realização dos objetivos organizacionais.

Ou ainda:

Adminstração é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido.

Administração é o processo de Planejar,Organizar,Dirigir e Controlar (PDCA) o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.

E por último há quem diga que a Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Deixando esses campos interligados como se fossem o elo de uma corrente.

A história da Administração


ADMINISTRAÇÃO=A administração (do latim:administratione) é o conjunto de atividades voltadas a direção de uma organização utilizando-se de técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsábilidade social e ambiental.

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS=As primeiras funções administrativas são:
  • Fixar objetivos (planejamento);
  • Analisar,conhecer os problemas;
  • Solucionar os problemas;
  • Organizar recursos (financeiros,tecnológicos e as pessoas);
  • Comunicar,dirigir e motivar as pessoas (liderar);
  • Negociar;
  • Tomar as decisões.