domingo, 30 de maio de 2010

Teoria estruturalista

A teoria estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a teoria Burocratica que tentaram conciliar as teses propostas pela teoria clássica e pela teoria das relações humanas. Os autores estruturalistas procuraram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações caracterizada pela interdependência entre as organizações.
A teoria estruturalista inaugura os estudos a cercados ambientes dentro do conceito de que organização é um sistema aberto e em constante interação com o seu meio ambiente. Até agora, a teoria administrativa havia-se confinado aos estudos dos aspectos internos da organização atenção de uma concepção de sistema fechado.
Quando se inclui o ambiente na estrutura sistemica, deve-se observar o papel na sobrevivência do sistema, do principal agente o gestor. Em um sistema fechado, no qual ambiente pode causar constantes reorganizações do sistema, perpetuando disperdícios. No sistema aberto, Como no em torno do sistema, a ação do gestor pode simplesmente destruir o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário