domingo, 30 de maio de 2010

Abordagem clássica da administração

No despontar do séc. XX, surgiu a abordagem clássica da adm. Ela é desdobrada em duas orientações diferentes e, até certo ponto opostas entre si, mas que se complementam com relativa coerência.
  1. De um lado, a escola da adm. cientifica,desenvolvido nos EUA, a partir dos trabalhos de Taylor. A preocupação era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumentode eficiência no nível operacional ,isto é, no nível dos operários. Daí a ênfase na analise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que as tarefas do cargo constituem a unidade fundamental da organização. Neste sentido a abordagem da adm. ciêntifica é de baixo para cima (do operário para o gerente) e das partes (operários e seus cargos). Predominava a atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa, para o tempo padrão determinado para sua execução. O cuidado trabalhista permitia a expecionalização do operário e o reagrupamento de operações, tarefas, cargo, etc.
  2. De outro lado os trabalhos pioneiros de Fayol, chamaremos de teoria clássico a preocupação, era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos orgãos componentes da organização (departamentos) e suas inter-relações estruturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário